Todas as Segundas

Vamos categorizar o pensamento. Segunda-feira passa a ser o dia da música aqui no blog. Sim, sim, um leitor mais atento (dúvideodó) pode dizer que ontem tinha um vídeo, de música, ahã, mas era uma ocasião especial. Agora é sério. Tratemos hoje de uma das bases sólidas e fundamentais da música brasileira.

Tom Zé. Um dos mais brilhantes artistas populares do Brasil (oxalá do mundo). Natural de Irará, veio ao mundo sob a graça de Antônio José Santana Martins, ao calor sem prescedentes de um 11 de outubro do ano de 1936.

Com uma produção abençoada, Tom Zé deixou um legado de discos incrivelmente fodásticos para a humanidade, destaquemos três: Todos os Olhos (1973) e Estudando o samba (1976) e o fantástico Se o caso é chorar (1972). Beleza, não está na ordem cronológica, mas quem se importa? Chronos meu rei.

Só como forma de trivia, na capa do disco Todos os Olhos, o que parece ser um olho, é, mas é o olho do cu de uma pessoa, que colocaram uma bolinha de gude. Os simpáticos censores da ditadura não entenderam a sacada, e fizeram o favor de liberar o disco.

Depois de um relativo sucesso, e de ter até aparecido em um ou outro festival, Tom Zé acaba caindo no ostracismo, de flashes, fatos e fotos, mas de intensa produção cultural. O que se conta é história, então reproduzirei-a.

Dizem que David Byrne, num bate-e-volta no Rio ouviu o som do Tom Zé e pirou o cabeçote, quis saber quem era o tal, o famoso abacaxi de Irará, e lançou alguns discos do cara nos Estates, advinha só? Exatamente, é gringo curtindo som de brasileiro.

E não para por aí, a última do Tom é que ele lançou um disco pela Trama Musical completamente digrassa. Foi um lance mais ou menos assim: A trama queria lançar um disco na rede só que precisava dos caraminguás para produzir, eis que entra um mecenas e banca toda a parada, resultado: Um disco na íntegra, completamente grátis na internet.

Enfim é isso bêibes, segunda quivém tem mais, agora fiquem com um vídeozinho bacanudo do Tom Zé.

O último que sair, apague a luz.

Assim como todo conteúdo, este também está sujeito a alterações, mande suas contribuições. Colabore.

Até a próxima, assinado o William.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s